quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ACÇÃO !

Olá,

Depois de tanto tempo sem dar notícias eis que chega um momento alto, isto é uma experiência que não sei se vai resultar grande coisa aí para quem vai ver.
Depois de muitas tentativas lá consegui fazer um pequeno filme aqui da baixa de Luanda, supostamente a zona "nobre" da Cidade.

Este filme mostra uma parte do trajecto que faço diariamente para ir almoçar, não esperem grande coisa, pois como referi anteriormente não é de todo aconselhável andar  de máquina a fazer filmes pelas ruas, portanto tive de utilizar o meu pequeno Ipod de uma forma bastante discreta para poder fazer isto que veêm :) achei que um toque de anos 60 ficava bem.
Quando virem umas escadas, isso quer dizer que vou para o restaurante fantástico que existe aqui, em que o preço e acessível e a comida é também boa e diferente :) A entrada para os restaurante é a porta de uma prédio de habitação e depois temos de subir ao 3º andar, e passar pela varanda e subir mais um piso até chegar a uma sala onde nos servem a refeição, é algo de inesquecível devo dizer.
Se isto correr bem, já tenho aqui em linha de edição mais um, este referente ao Mussulo :)

Bjs para todos,
A ida está cada vez mais próxima, por incrível que pareça já só faltam duas semanas !!

domingo, 22 de agosto de 2010

A cidade mais cara do Mundo

x

Vista do Local de Trabalho
Os assuntos já se tornam repetitivos, a vida aqui resume-se a trabalho; gastar dinheiro; e praia ao fim-de-semana. Em Portugal apenas "ligeiras" diferenças :
  • a Praia fica só pelo verão e aqui podemos ir o ano todo - estamos no inverno e eu vou para a praia;
  • gastar dinheiro também o faço lá, mas muito mais comedida :)
  • Trabalho é igual em todo o lado;
  • Aí há centenas de coisas para fazer, aqui além do que referi só me lembro de poder ir ao shopping ao cinema;
Ainda não consigo aceitar de animo leve os preços que se praticam nesta cidade! pensei que ao fim de um mês já estivesse "formatada" para isto, mas a realidade é que ainda fico a fazer contas de cabeça e a pensar como é possível praticar estes preços no dia a dia? senão reparem as duas situações mais recentes com que me deparei:

- Fui ao supermercado, e ao contrário de Portugal os produtos são muito "dinâmicos", ou seja, o que está hoje numa prateleira não é necessariamente o que estava ontem, portanto a ida ao Supermercado requer que  os corredores sejam todos os dias inspeccionados não vá existir alguma novidade. E quando existe algo que sejamos dependentes então convém fazer stock :) não vá desaparecer. Portanto numa das minhas vistorias encontrei Uvas! uauuuu um cacho de uva que bem que me iam saber, peguei num embalagem já devidamente embalada de um cacho de uvas - não estou a exagerar era mesmo UM cacho de uvas - e  olhando para a etiqueta rapidamente cheguei à conclusão que aquelas belas uvas iam custar 7 dólares, que se lixe a verdade é que me souberam mesmo bem.

Recepção do Hotel
 - Com o fim do meu 1º mês aqui, fui à recepção pedir um extracto das minhas despesas, já sabem que a diária é de 370 dólares; as refeições andam à volta dos 50 $ no restaurante e as tostas e pregos por 30 $, não esquecendo as tónicas, 4$, que tenho bebido no Bar por causa do mosquito :) até aqui uma pessoa já está preparada para a coisa, bem ou mal é algo ao qual já me acostumei. Sabendo disto resolvo fazer um acerto todos os 15 dias para a conta não disparar e não custar tanto. Uma coisa que não estava à espera foi o custo da lavandaria :(, 1 mês -- 400$ , e não estou a abusar acreditem, apenas as camisas, t-shirts e calças (o resto fica por minha conta aqui no quarto). Tem preço para lavar e preço para passar, as camisas são 8 $ para lavar e 6$ para passar, achei caro como é normal, mas nunca pensei que chegasse a esse valores em apenas um Mês! A realidade é que não existe a alternativa, lavar no quarto é impossível, as coisas não secam e depois como é que passava a ferro? Colocar fora do hotel nem pensar, além de não existir esse serviço, nada me garante que a roupa que ia era a mesma que ia voltar :)

Não é fácil apanhar o bicho :)
Fui novamente para a praia, e desta feita, para evitar uma caminhada de 30 minutos para ir para o lado do oceano, fizemos um acordo com o barqueiro, ele levou-nos para o lado em que a ilha é mais estreita e onde facilmente estamos do outro lado. O problema é que como já escrevi anteriormente não existe nada deste lado, só os caranguejos mesmo! portanto depois de uma bela banhoca e de um pouco de sol ligamos para o "Mingos" e ele vai-nos buscar para ir para a Roça das Mangueiras onde almocei, desta vez, um belo Bacalhau à Lagareiro que estava bem bom, mas o azeite deixou a desejar :( era mais bacalhau assado. Voltamos a ligar e o Mingos vai-nos buscar para ir levar ao continente! tudo isto por 1300 Kz mais ou menos... não é barato mas sabe bem :)

domingo, 15 de agosto de 2010

Intervalo :)

Considero este fim de semana como o "intervalo" desta minha etapa. É verdade, o tempo corre e já completei a minha 4ª semana - 5º fim de semana - portanto estou a meio. Oficialmente o Inverno termina a dia 15 de Agosto e a verdade é que o tempo está bem melhor e como prova disso é que dei o meu 1º mergulho no mar! que maravilha até já tenho uma cor'zinha.

onde colocar a toalha sem atrapalhar o caranguejo?
 onde servem uma Lagosta fantástica!
Fui novamente para o Mussulo e como o Barsulo está fechado no Inverno (duas semanas), fomos para a "Roça das Mangueiras" um resort com muito bom ar, mas que para mim tem um defeito, é que fica um pouco longe da água - estou a ficar preocupada com a facilidade com que me habituo ao bom, e ficar a mais de 50 m  da água para mim já é longe - mas tem um excelente restaurante onde comi uma Lagosta grelhada por pouco mais de 40$.
Da minha 1ª ida ao Mussulo, não consegui ir ao lado "oceânico" e fiquei com curiosidade e hoje decidimos ir para lá - uma caminhada por areia e terra de meia hora - e não fiquei desapontada, mas a realidade é que não há nada, nem ninguém "estrangeiro" apenas alguns locais a pescar à linha. Não existe qualquer apoio de praia e o areal é imenso, a única companhia são as dezenas de caranguejos que entram e saem dos seus buracos.
O outro lado do Mussulo
Tomei uma bela de uma banhoca e fiquei a dormir um pouco ao sol e soube maravilhosamente, sinceramente merece a pena a caminhada por um lado, é que o mar é bem mais agradável desse lado, por outro não temos nada para "petiscar" - poupa-se :).
Foi um sábado bem tranquilo, já não tenho a companhia do meu colega Daniel, mas entretanto chegaram mais 2 pessoas que estão ansiosos por sair do Hotel, o problema é mesmo o carro, mas vamos a ver o que se consegue fazer amanhã.

PS - Vamos a ver como se porta o meu SLB amanhã e parabéns à Petra pelo seu 10 mês de vida, acho que não tem saudades nenhumas minhas!

sábado, 7 de agosto de 2010

Em direcção ao sul...

Viva Viva Viva,

Sábado foi um dia em cheio, fui passear em direcção a sul ao longo da costa, e finalmente senti-me em África.  Agora sim já posso dizer que realmente Angola tem coisas muito bonitas, aquilo por que ansiava, as grandes planícies - com os característicos "embondeiros", ainda não tenho foto mas espero conseguir - são bem bonitas, as praias são fantásticas e estamos no inverno eu imagino isto no verão... deve ser delicioso :) pode ser que mais para fins de Agosto já consiga molhar os pés, para já ainda não consigo ter coragem para tomar banho!
Vai um Ar Condicionado?
... e uma calça de ganga?
 Partimos em direcção à Barra do Kwanza - perdi um pouco o medo e tirei algumas fotos pelo caminho - ficam aqui uns exemplos do que se vê pela estrada.
Saindo de Luanda em direcção sul, fazemos a nossa 1ª paragem num miradouro que surpreende, passaria totalmente despercebido nunca tinha ouvida falor deste local - "lua" - surpreendente devo dizer.
Miradouro da Lua

Detalhe da superfície

Rio Kwanza
Kwanza Lodge
Voltando para o carro, e poucos km mais para sul, e chegamos às margens do Rio Kwanza, a paisagem aqui muda drasticamente pois o verde é abundante e as árvores aumentam quer em tamanho quer em folhagem. Paramos num Resort, bem à beira do rio onde existem bungaloes que se podem alugar e barcos para fazer passeio ao longo das largas margens do Rio, é um lugar bastante simpático. Uma estadia aqui deve estar à volta de 300$ com PA.

Seguimos para Sangano, onde nos esperava um almoço agradável à beira mar, estava fresquinho e almoçamos uma Lagosta por 4000 Kz - 40$, que para Lagosta nem podemos considerar muito caro :) aqui até se torna barata comparando com outros pratos!
Praia de Sangano

Novamente para o carro e paramos finalmente num dos sítios de que sempre ouvi falar, mesmo em Portugal - CaboLedo - num 1ª fase fomos a uma praia/vila de pescadores, onde se compra o peixe praticamente do barco. Muitas pessoas vêem aqui com mini arcas comprar o peixe, já amanhado pelas mulheres dos pescadores. É uma zona totalmente diferente bem mais genuína, isto é a realidade do pais- nada a ver com as cidades.

Praia dos Pescadores - Cabo Ledo
Pescador - Cabo Ledo
   Em Cabo Ledo "dizem" que existe uma onda fantástica para o surf... eu não a vi, o mar era chão nem uma amostra de onda consegui ter - seria já o prenúncio para o que iria se passar mais longo um vazio de golos também -  mas isto é bem bonito também.
Existe aqui um Lodge com várias casas para alugar e vai ser uma hipótese a considerar para um fds, é que isto ainda é cansativo de ir e vir no mesmo dia, quer o transito à saída como à entrada de Luanda deixa qualquer um desesperado.

Cabo Ledo
O sábado acabou mal para mim, o meu glorioso não se portou bem... enfim temos de dar os parabéns a quem jogou melhor e aguentar :(, ainda não sei o que me custou mais, se ver o jogo se pagar aqui no bar 30 $ por uma tosta mista e 1 coca-cola... arre, que quando voltar tudo me vai parecer uma pechincha.

Hoje fui ao mercado de benfica, é onde nos aconselham a ir para comprar artesanato, eu adoro arte africana, mais concretamente esculturas em madeira, e lá fui eu com pouco dinheiro na carteira para não fazer nenhum disparate - ainda vou cá ficar por mais umas semanas e posso voltar - e com a comanhia de mais 2 colegas fomos regatear nos preços. Cada vez acho mais piada a isto de tentar não ser enganada, mas por mais que baixe o preço sinto-me sempre enganada. Mas adquiri umas peças, que coloquei no quarto em "exposição" para as admirar como dever ser, e quem sabe voltar ao mercado para comprar mais, agora que já sei quanto custam.

Amigos, vou entrar na 4ª semana, portanto, a meio da estadia e até agora tudo bem por aqui. À pessoas que vão embora esta semana, outras que chegam, outros que ainda estão para chegar, há sempre grandes alterações aqui no hotel.
Bjs

sábado, 31 de julho de 2010

Finalmente!

Caros,

Hoje não vou escrever muito pois as fotos vão falar por sí, finalmente conseguir ir ao Mussulo e devo dizer que não fiquei nada desiludida antes pelo contrário. Na realidade era o que eu estava à espera, um pouco melhor até, caríssimo como é apanágio neste pais quando se pretende um pouco mais de conforto.

Saímos do hotel por volta das 9 horas, mas tivemos de ir a uma farmácia pois um colega aqui estava mesmo aflito e como já tínhamos o motorista resolvemos dar-lhe boleia, isto implicou um atraso de cerca de 1 hora em relação ao previsto. Depois desse assunto tratado lá fomos em direcção Sul para o embarcadouro que permite apanhar os barcos para a ilha do Mussulo.
Depois de 1 hora de carro - estava imenso transito- lá chegamos... o embarcadouro não é mais do que uma praia onde estão dezenas de moços a oferecer o "seu" barco para nos levar para o "outro lado", não é fácil decidir , todos nos rodeiam, mas nem sei porquê nem como já estava dentro do barco do "Mingo" - de Domingos - com o negócio fechado. O negócio foi : mil Kuanzas ida e volta, em que só pagamos na volta - assim garantimos que não ficamos apeados na ilha :) é uma excelente garantia acreditem! - ficamos com o telefone dele e quando for para vir embora, ligamos e ele vai nos buscar. O mesmo com o motorista, quando estivermos no barco para voltar ligamos e ele estará à nossa espera no embarcadouro.
Seguem-se 15 minutos, nem isso creio eu, a grande velocidade em direcção sul para o "bar sulo".
Mussulo - Praia do "Barssulo"

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cidade de contrastes

Viva !

Tal como tinha referido o assunto esgotou rapidamente, no entanto o motivo de não escrever todos os dias é outro,  a vida social aumenta e o tempo disponível fica cada vez mais curto :)

Infelizmente não consegui ir ao Musulo no fds passado, não conseguimos motorista e não deu para ir, mas logo no domingo passado marcamos motorista para este fds que se aproxima, já não vamos ficar "apeados" por falhas de "logística motora". Para compensar vamos os dois dias!

No entanto o Sábado foi um dia muito especial, o título deste post tem tudo a ver com o que aconteceu no sábado. Eu tinha dito que ia-mos à FILDA, e foi com grande entusiasmo que partimos do hotel com o nosso motorista, ele avisou logo:
 - "vamos ter de ir por atalhos, recebi informação dos meus colegas que a estrada principal está completamente parada devido ao transito."
Por mim, pensei cá eu, não faz qq diferença. Esta foi a 2ª viagem de carro que fiz, a 1ª foi a vinda do aeroporto, estava portanto bastante entusiasmada para esta saida. Começamos por passar numa zona bastante agradável, não é por acaso que a casa do presidente é nesse local, consegui inclusive avistar uns campos de tenis :), é também o local das embaixadas, portanto uma zona bastante boa. Não mais de 5 minutos de distância outra realidade aparece aos meus olhos, isto porque entramos na zona dos "mussecos", bairros enormes de barracas onde a maioria da população de Luanda mora e em que a miséria e demasiado explicita :( chocante até! eu já tive em muitos paises do chamado 3º Mundo, mas garanto que não via nada comparado com isto. Enfim, esta é a realidade que em breve irá desaparecer pois já andam a construir grande bairros novos para albergar parte desta população. Luanda está a modernizar-se dia a dia, o crescimento é brutal e só pode melhorar.
A passagem pela FILDA foi interessante, é uma feira com 2 ou 3 pavilhões onde vários países mostram as suas tecnologias e potencialidade para investir em Angola, o destaque deste ano era Portugal - um só pavilhão era dedicado ao nosso país - e num dos stands consegui beber um belo café Delta, "hum"que saudades!

Para terminar o sábado fomos jantar à Ilha - em frente da baia de Luanda, onde fica o meu hotel, existe uma "ilha" que na realidade não o é, pois já está ligada ao continente - este local é as "docas" cá do sítio, com apenas uma estrada existem dezenas de restaurantes com muito boa qualidade/aspecto. Fomos ao "Loccal", um restaurante inaugurado à menos de 2 meses, mesmo à beira da praia com um óptimo ambiente. Jantei um belíssimo peixe assado com migas... muito bom e lá se foram 54 dolares, mas mereceu bem a pena pois era preciso depois do que tinha visto à tarde! Estes restaurante depois passam a ser bares/discotecas a partir das 23 horas com a praia sempre em fundo, acreditem que é muito agradável.
Não ficamos até muito tarde, mais uma vez por questões de "locomoção" tinha-mos o motorista estava à nossa espera e não seria nada agradável ficar sem ele.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Finalmente é Sexta-Feira

Amigos,

Acabou a minha 1ª semana aqui, e portanto chegou o momento de fazer um 1º balanço, ficando a faltar o fds que aí vem, mas isso fica para depois.

1. O Hotel Presidente, apesar de todos dizerem que um 4* aqui não tem nada a ver com os nossos, eu concordo, tenho de referir que gosto muito deste. Não é luxuoso, mas é muito simpático, o PA é excelente; os empregados são muito simpáticos; tenho net de borla (tanto no quarto como wirless no 6º piso); tem meia dúzia de máquinas para exercitar; televisão com os principais canais portugueses internacionais e o AXN; estou num 22º andar, qual a vantagem? não dá para ver o pormenor do que se passa lá em baixo;
  2. Clima, não poderia estar melhor :) uma maravilha, pois nem está calor nem frio, saio de casaco só porque faz parte, mas não seria necessário, não está muito húmido... está perfeito para nós.  Quando disse à frente de angolanos que no fds ia à praia ficaram a olhar para mim com um ar horrorizado "estamos no Inverno, não se vai à praia no Inverno". Nós estamos para o angolanos como os Ucranianos estão para nós em termos de "temperaturas".
  3. Comida, existem duas realidades distintas, e eu tenho de viver com as duas. O Hotel tem um excelente restaurante é inclusive um dos de referencia aqui em Luanda, é caríssimo mas muitas vezes temos de jantar aqui. Depois a outra realidade, que fica para o almoço, são uns Buffets a peso que existem, que não se como mal, e ficam entre 12$ - 16$ a refeição, a verdade é que a variedade é reduzida, mas quem sou eu para falar de variedade quando se fala em almoçar? que dia sim dia sim ia à Fatucha?
  4. Convívio, ainda é reduzido o grupo de conhecidos, mas por exemplo, hoje ao jantar conheci um português que chegou hoje, mas e conhecido das pessoas que estão aqui comigo, que animou e de que maneira o pessoal. Durante o pequeno almoço não pude deixar de reparar numa pessoa que estava na outra ponta da sala, não sei o nome dele, não sei de onde o conheço, comecei a duvidar se não estaria a fazer confusão mas não pois quando ele se foi embora também me reconheceu, se ele se mantiver por cá irei esclarecer quem é!
  5. Trabalho, muito muito e muito, e interessante, vamos ver o que se consegue fazer em 2 meses :)
Amanhã, o programa é dormir um bocado mais de manhã e depois sair para ir para a FILDA, já devem ter ouvido falar deste evento na televisão, não se fala de outra coisa aqui.
E Domingo, estamos a pensar ir, ou melhor, vamos ao Mussulo.

Bjs e até amanhã.

PS - Acho que o Benfica vai dar na RTPi, portanto espero conseguir ver :)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dia 5 - ...

Viva....

O meu receio de uns dias atrás confirmou-se, estou a ficar sem assunto, anseio pelo fds para ver se começo a ter o que escrever, senão a actualização deste blog passa a ser semanal :)

Hoje fomos almoçar um pouco mais longe, a um self-service que não é nada mau, e além disso tinha pastéis de nata (não provei ainda) e outros bolinhos bem catitas (fui para uma "parra" para o lanche). Almoçei um arroz de Polvo que não estava nada mau, em relação ao preço ficou pelas 1350 Kz, com o prato + Bebida + bolo+ café os 12 € da praxe.

Hoje com este "passeio" mais longo, deu para perceber que a variedade não é muita e ao fim de um mês acho que vou estar mais que enjoada deste 4 sítios diferentes que temos até agora.

Bem, desculpem a falta de assunto, mas é o que se arranja por estes dias :) bjs

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Hoje é 4ª Feira...

E como é natural para mim às 4ª, depois de um dia de trabalho toca de calçar os ténis e agarrar na raquete para ir para o treino no meu querido "Maças Tenis Clube", só que aqui além de não ter campos, não tenho o meu treinador de eleição nem os colegas de treino fantásticos :(
Mas se pensam que fiquei quieta estão enganados, aqui o hotel tem umas máquinas de ginástica (não podemos chamar de ginásio, um dia vou lá tirar uma foto)  - 3 passadeiras; duas bicicletas; uma elíptica (?) e uma de remo, e lá fui eu trajada a rigor para uma sessão de corrida, que me soube mesmo bem. Posso perder o treino do ténis, mas pode ser que ganhe na forma física.
Haja algo de muito positivo,  tomo um PA excelente, refeições normais sem comer porcarias e  corrida, se não é desta que emagreço não sei quando será!
Um dia vou dedicar um post ao meu Hotel, surpreende-me bastante e acho que merece uma "reportagem" mais alargada com fotos e tudo.
O trabalho correu bem, são muitas horas lá, mas acho que vai merecer a pena pois temos muito que fazer e é bastante interessante.
Hoje almocei PEIXE (tive um comentário a perguntar se só existia carne aqui), um linguado grelhado que estava bastante saboroso, é um restaurante muito idêntico ao que existia em Lisboa à uns anos atrás, com um grande balcão no meio e os bancos de madeira virados para o mesmo, existem também nas paredes grandes painéis de azulejos, é tipicamente português e tem uns bolos de pastelaria com bastante bom aspecto, uma coisa a considerar para o fds levar algo para comer numa saída que possamos fazer.
Esta zona onde me encontro é a zona mais antiga e que tem ainda os traços da cultura Portuguesa em todo o lado, a parte sul de Luanda é que está a crescer a grande velocidade e é para onde as empresas e hotéis estão a mudar, no entanto não acredito que esta zona daqui morra, pois é onde fica o Porto de Luanda, que é ainda umas das áreas de maior importância no comércio de Angola.

Bjs para todos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

2 º dia de Trabalho

Amigos,

Cá estou eu a reportar este 2º dia de trabalho, já começo a ter a sensação de que não vou ter assunto para preencher este blog diariamente :).
Hoje no 2º dia de trabalho já fiquei com um computador, nada mal, eu já tive em grades clientes em Portugal que isso não acontece.
O dia era para ser muito duro com mais de 3 reuniões, a 1ª das quais logo para abrir a pestana às 8 da manhã, depois fui chamada ao Presidente, para uma pequena reunião de boas vindas e para ele nos explicar os objectivos da nossa vinda para cá.
Segui-se um breve PDS com o director, para depois ir para outra reunião.
Na parte da tarde, mais reuniões... ou não :( pois... é que isto depois de almoço não é a mesma coisa que de manhã. Como é possível aceitar a convocatória para uma reunião ontem à tarde, e quando hoje fomos para a reunião ela não estava, "foi para a FILDA" (um evento muito especial aqui que é a feira internacional de Luanda)... dhamm mas porque aceitou o horário da reunião se já sabia que não ia estar presente?!?!
Mais uma troca de cambio em plena rua, agora noutro sítio para validar se a taxa seria a mesma, e confirmou-se, o cambio na rua é melhor que no banco, por outro lado o dinheiro voa a grande velocidade da carteira e as compras não foram nada de especial como podem comprovar:

• Agua Caramulo 2 grf       ---  325 Kz     --  3 €
  • Vaca que Ri - queijo        ---  150 Kz     --  1,5 €
  • Bolachas Integrais          ---  489 Kz     -- 4,6 €
  • 1 empada de Galinha      ---  93    Kz     -- ,88 €
  • Detergente roupa             --- 606  Kz     --  6    €
Lá se foram 16€ em nada de especial, mas o que me ficou na retina foi o preço de 4 Yogurtes Danone 1340 Kz ou seja, perto dos 13 € ! ainda os irei comprar para ter aqui durante o fds e vou saboreá-los como se fossem Yogurts Gregos :)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Vista do 22º Andar

Segunda - Feira,
Hoje finalmente saí do hotel e não achem isso anormal, depois do que vi da minha janela do 22º andar a vontade de sair não foi muita e também a viagem levou-me a ficar a descançar durante o Domingo... preparados para as 1ªas fotos? não façam zoom, não vale a pena!

De uma das 4 Janelas que tenho, avisto o Porto de Luanda, é realmente impressionante a quantidade de Barcos que estão ao largo para descarregar. No entanto depois a nível de gruas e afins não tem nada a ver com Lisboa, não percebo muito bem como fazem as descargas do contentores, mas também não interessa.

A foto seguinte é tirada para um local que poderia fantástico, que é o início da Marginal de Luanda, só que em vez de um paredão magnifico de palmeiras e um areal branco com o mar bem calminho, eis que o que temos é algo de irreal... esgotos a céu aberto direitinhos para o oceano.

Estas fotos foram tiradas com o iphone, quando conseguir tirar as da máquina fotográfica irei colocar um post só com fotos.

Agora que já vos passei as 1ª imagens de Luanda, percebem porque não tive grande vontade de sair do Hotel :)

Mas hoje lá saí do Hotel, depois de um fantástico PA, fui para o Cliente que fica muito perto, não mais de 150 m, numa rua que não tem passeios e pouco alcatrão mas muitas pessoas sem nada para fazer. Foi um trajecto tranquilo e que deu para ter a ideia de que isto é muito pobre e feio o que é uma pena.

domingo, 18 de julho de 2010

Dia 0 em Luanda

Viva a todos, já me encontro em Luanda.

Vamos por partes, infelizmente não tive tempo para escrever mais cedo e quando digo mais cedo era fazê-lo ainda em Portugal, mas os últimos dias aí foram muito preenchidos e para piorar a coisa tive problemas com a Net... eis que chego aqui ao meu maravilhoso 4 * "angolano" e descubro que tenho internet Wirless e de borla! não posso deixar de me lembrar do comentário que o José Carlos fez que eu iria ficar surpreendida com as condições e devo dizer que no aspecto da comunicação estamos muito satisfeitas, não totalmente pois este magnífico serviço está apenas disponível em 2 pisos do Hotel, mas já conto os detalhes.

Na sexta-feira, com grande stress fiz a mala com a ajuda da minha sobrinha e com o cão debaixo da cama a achar que algo de anormal se passava :). Fazer uma mala não é complicado mas aqui a dificuldade foi exponencial 1º são dois meses, 2º é roupa de trabalho, 3º é um país que não me permite ir comprar qq coisa ou porque é caríssimo ou porque não há. Para já só dei por falta de 1 coisa realmente importante, que é o fio que me permite ligar a maquina fotográfica ao computador.

Sábado, saída de casa às 6 da manhã para ir com o meu tio para o aeroporto, o voo era só às 11 da manhã, mas eu já sabia que podia ser complicado, portanto decidi ser das 1ªas da fila do check in, e na realidade isso aconteceu e o objectivo "janela" foi conseguido, tal como não pagar pelo excesso de bagagem (30,5Kg ufaaa). Fica por esclarecer um mistério, a companhia era a TAAG, que não permite fazer check in online, eu não tinha mais de 10 pessoas à minha frente... como é que fiquei na fila 33 de 40 ????

Não sei se quero relatar aqui em pormenor a minha viagem, sinceramente pensei que seria muito pior, mas existem coisas que só vendo, não dá para explicar como é que acordo de uma bela soneca e dou com a moça a meu lado animadamente armada de uma pinça a tirar os pelos do queixo, ainda bem que a cadeira do lado estava vazia e era para lá que esses mesmo pelinhos iam parar... a moça até era simpática mas enfim, o que fico com a ideia é que ser hospedeira nestes voos não é fácil o que leva a que as próprias hospedeiras sejam tudo menos simpáticas.

A chegada a Luanda deu-se já de noite cerrada, 18:40, o que permitiu ver o que há de mais bonito por aqui que são as luzes :) de dia nada disto é bonito, pelo que vi do meu hotel é muito mau mesmo.

Algum nervosismo ao entrar para as formalidades devo confessar, mas vi pessoas com um ar mais assustado do que o meu, a coisa correu bem no entanto tive de responder a um polícia, não o que está a validar os vistos, mas um que está já perto da recolha das malas,

• " O que vens cá fazer?"
  • “Reuniões de trabalho” (não referi que ia trabalhar, deram-me esta dica);
  • “Quanto tempo vais ficar”
  • “Um mês”
  • “Quanto?”
  • “Um mês...”
  • “Só um mês?, posso confiar?”
  • com um encolher de ombros - “porque não poderias?” e eles dá-me de volta o meu passaporte, que agarro com bom grado :)

A minha espera tinha o motorista da Movicel, com um ar de estar completamente farto de esperar, o avião teve mais de meia hora a sobrevoar angola, e depois retirar a mala dos tapetes é uma prova que requer muita paciência - perspicácia e acima de tudo MUITA força, e eu não o consegui fazer da 1ª vez que vi a mala, só na 2ª passagem é que a coisa correu bem.

A chega ao hotel correu bem, e deu para perceber como deve ser stressante este transito durante o dia, quando preenchi os papeis de entrada no hotel o recepcionista disse “ Não tenho nenhuma reserva!” bonito serviço pensei eu.., “tens de ter, vê lá melhor” ... “ahhh está aqui, mas é de 17 de Agosto a 18 de Setembro”, enfim depois deste ligeiro stress o problema resolveu-se e cheguei ao meu quarto.

• Cama é optima;
  • Tem televisão, não tem Sportv mas tem a sic notícias e a Sic Internacional e já vi que o meu Benfica não ganhou;
  • o WC devo dizer que já conheci piores, mas a água do choveiro é forte e quente, não é luxo mas é limpinho, para os meus reles padrões hoteleiros, está optimo;
  • a vista... desoladora

Jantar, depois de me ter controlado ao ver os preços dos pratos, tudo para cima das 1000 Kuanzas, 1 $ --> 95 K, lá escolhi um dos pratos mais baratos do cardápio, Cordon Blue ... e vou ser bastante honesta, foi o melhor cordon blue que comi até hoje, não era frito e foi servido com umas batatas gratinadas e legumes, MUITO BOM. Não arrisquei a sobremesa e bebi um chá para terminar que veio com umas bolachas maravilhosas. Esta brincadeira ficou em 4500 Kuanzas mais ou menos 50 Dolares. Mas jantei muito bem, não vai poder ser é todos os dias assim, não há plafond que resista.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um amig"O"... cunhad"O"... irmã"O" :(

Agora que passou uma semana após o meu 1º post - não tive net em casa, já ando a ambientar-me às possíveis restrições de net que vou ter em Luanda :) aqui estou de volta para mais uma "conversa".

Comecei a oficializar a novidade da ida para Luanda com várias pessoas e é raro não ouvir o seguinte comentário :

"epá tenho um Amigo que foi para lá em 2009...blá blá",
ou,
"o cunhado do meu irmão está lá...blá blá",
ou ainda,
"lembras-te do fulano tal, ele foi para lá ... blá blá".
Começo a ficar algo receosa pois ainda não ouvi :

"lembras-te dA Clara ? ela está lá vai para 6..."
ou
"tenho uma AmigA...",
ou quem sabe
"a minha cunhadA esteve lá ..."

Será que vou ser a 1ª?!?!?! Não pode ser! Conheço histórias de mulheres que foram com os maridos, mas sozinhas para trabalhar... nicles... nem uma !

Já agora aproveito para actualizar que já adiei a ida para dia 17, o visto não está a ser fácil de conseguir, mas em princípio tudo estará em ordem em breve.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O porquê do "Mudei-me para Luanda!"

Depois de alguns anos a considerar a hipótese de uma aventura fora de Portugal, e desta feita fora da Europa, eis que finalmente surgiu a oportunidade "Luanda".
Tudo se passou muito rapidamente, o que em certos casos é o melhor :) não tive muito tempo para andar a remoer se aceitava ou não ... e aqui estou eu, a seguir o conselho de um grande amigo, que me disse para criar um blog onde vou poder reportar o meu dia a dia agora que estarei distante de todos os meus amigos, familiares e cão (para quando um blog canino).

Esse amigo diz que vou ter muito para contar, vamos ver, isto também é uma novidade para mim, mas acredito que também será importante para a passagem deste 2 meses longe dos pais/manos/sobrinhos/amigos;
8 fins-de-semanas longe da Praia das Maçãs;
16 quartas-feiras sem treinar no "meu" maçãs tenis clube (bad);
40 dias sem ir à ARS LVT e almoçar na Fatucha (not so bad);
60 dias sem receber os bons dias/tarde/noite da Petra (very bad);
e 60 dias de coisas novas que aí vêm a caminho.

Depois de ler o parágrafo anterior, não fiquem com a ideia de que já estou a pensar na volta, nada disso estou super entusiasmada e as tecnologias fazem milagres, agora que até o Pai tem um portátil com webcam :) as distancias ficam mais curtas.

A previsão é sair de Lisboa a 10 de Julho e voltar a 12 de Setembro, até à partida vou dando conta da preparação para a viagem.