domingo, 18 de julho de 2010

Dia 0 em Luanda



Viva a todos, já me encontro em Luanda.

Vamos por partes, infelizmente não tive tempo para escrever mais cedo e quando digo mais cedo era fazê-lo ainda em Portugal, mas os últimos dias aí foram muito preenchidos e para piorar a coisa tive problemas com a Net... eis que chego aqui ao meu maravilhoso 4 * "angolano" e descubro que tenho internet Wirless e de borla! não posso deixar de me lembrar do comentário que o José Carlos fez que eu iria ficar surpreendida com as condições e devo dizer que no aspecto da comunicação estamos muito satisfeitas, não totalmente pois este magnífico serviço está apenas disponível em 2 pisos do Hotel, mas já conto os detalhes.

Na sexta-feira, com grande stress fiz a mala com a ajuda da minha sobrinha e com o cão debaixo da cama a achar que algo de anormal se passava :). Fazer uma mala não é complicado mas aqui a dificuldade foi exponencial 1º são dois meses, 2º é roupa de trabalho, 3º é um país que não me permite ir comprar qq coisa ou porque é caríssimo ou porque não há. Para já só dei por falta de 1 coisa realmente importante, que é o fio que me permite ligar a maquina fotográfica ao computador.

Sábado, saída de casa às 6 da manhã para ir com o meu tio para o aeroporto, o voo era só às 11 da manhã, mas eu já sabia que podia ser complicado, portanto decidi ser das 1ªas da fila do check in, e na realidade isso aconteceu e o objectivo "janela" foi conseguido, tal como não pagar pelo excesso de bagagem (30,5Kg ufaaa). Fica por esclarecer um mistério, a companhia era a TAAG, que não permite fazer check in online, eu não tinha mais de 10 pessoas à minha frente... como é que fiquei na fila 33 de 40 ????

Não sei se quero relatar aqui em pormenor a minha viagem, sinceramente pensei que seria muito pior, mas existem coisas que só vendo, não dá para explicar como é que acordo de uma bela soneca e dou com a moça a meu lado animadamente armada de uma pinça a tirar os pelos do queixo, ainda bem que a cadeira do lado estava vazia e era para lá que esses mesmo pelinhos iam parar... a moça até era simpática mas enfim, o que fico com a ideia é que ser hospedeira nestes voos não é fácil o que leva a que as próprias hospedeiras sejam tudo menos simpáticas.

A chegada a Luanda deu-se já de noite cerrada, 18:40, o que permitiu ver o que há de mais bonito por aqui que são as luzes :) de dia nada disto é bonito, pelo que vi do meu hotel é muito mau mesmo.

Algum nervosismo ao entrar para as formalidades devo confessar, mas vi pessoas com um ar mais assustado do que o meu, a coisa correu bem no entanto tive de responder a um polícia, não o que está a validar os vistos, mas um que está já perto da recolha das malas,

  • " O que vens cá fazer?"
  • “Reuniões de trabalho” (não referi que ia trabalhar, deram-me esta dica);
  • “Quanto tempo vais ficar”
  • “Um mês”
  • “Quanto?”
  • “Um mês...”
  • “Só um mês?, posso confiar?”
  • com um encolher de ombros - “porque não poderias?” e eles dá-me de volta o meu passaporte, que agarro com bom grado :)

A minha espera tinha o motorista da Movicel, com um ar de estar completamente farto de esperar, o avião teve mais de meia hora a sobrevoar angola, e depois retirar a mala dos tapetes é uma prova que requer muita paciência - perspicácia e acima de tudo MUITA força, e eu não o consegui fazer da 1ª vez que vi a mala, só na 2ª passagem é que a coisa correu bem.

A chega ao hotel correu bem, e deu para perceber como deve ser stressante este transito durante o dia, quando preenchi os papeis de entrada no hotel o recepcionista disse “ Não tenho nenhuma reserva!” bonito serviço pensei eu.., “tens de ter, vê lá melhor” ... “ahhh está aqui, mas é de 17 de Agosto a 18 de Setembro”, enfim depois deste ligeiro stress o problema resolveu-se e cheguei ao meu quarto.

  • Cama é optima;
  • Tem televisão, não tem Sportv mas tem a sic notícias e a Sic Internacional e já vi que o meu Benfica não ganhou;
  • o WC devo dizer que já conheci piores, mas a água do choveiro é forte e quente, não é luxo mas é limpinho, para os meus reles padrões hoteleiros, está optimo;
  • a vista... desoladora


Jantar, depois de me ter controlado ao ver os preços dos pratos, tudo para cima das 1000 Kuanzas, 1 $ --> 95 K, lá escolhi um dos pratos mais baratos do cardápio, Cordon Blue ... e vou ser bastante honesta, foi o melhor cordon blue que comi até hoje, não era frito e foi servido com umas batatas gratinadas e legumes, MUITO BOM. Não arrisquei a sobremesa e bebi um chá para terminar que veio com umas bolachas maravilhosas. Esta brincadeira ficou em 4500 Kuanzas mais ou menos 50 Dolares. Mas jantei muito bem, não vai poder ser é todos os dias assim, não há plafond que resista.

6 comentários:

  1. Olá Maninha, pelos visto está a correr tudo muito bem. Fico contente. Muito.
    Gostei muito da descrição deste primeiro dia, e a continuar assim, promete grande divertimento.
    Com este espírito, acho que te vais divertir.

    É certinho que vou continuar a acompanhar.
    Já anseio pelo Luanda, Dia 1.:)

    Um Beijo grande, Ana e Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Chá? A última vez que verifiquei isso levava água! Ainda não te deu a volta? :)

    Tudo a correr bem,
    RC

    p.s. As notícias do Benfica chegam com atraso a Angola. Ganhou e bem. :)

    ResponderEliminar
  3. Já é dia 19 e ainda não temos um cronica. Vá lá Susana!!!!

    Kisses e tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Aquilo que me ficou na memória foram os 50 dólares pelo bife. Em euros será um pouco menos. Sem sopa , vinho e sobremesa é muito caro. Sabes que mais, aproveita para beber mais e comer menos. Boas férias...ops ! Quero dizer, bom trabalho.Eu cá te vou seguindo por aqui. Dá notícias !

    bjs e be cool, tudo correrá dentro da normalidade.

    P.S. Cumprimentos ao Cavaco ! Livra ! :D

    ResponderEliminar
  5. E mais?!?!?!?! Isto tem de ser diário!!!!

    Em relação ao Benfica, limpamos o torneio de Guimarães, mas o GR... mais 2 frangos!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Aguardamos mais noticias. A Teresa fartou-se de rir com os teus comentários à viagem. Vais ter que ter muita paciência para suportar isso.
    Saímos hoje da praia da mação com 20º de temperatura e quase a chover para vir para troia com 30º e uma bela tarde de praia.
    Beijinhos do Miguel, da Teresa Filipa e Gonçalo

    ResponderEliminar